quarta-feira, março 15, 2006

Procura-se Tema para Monografia

Pesquisando a viabilidade de tratar o carnaval como tema da monografia, começo a achar que isso não vai dar certo. Encontrei na ATARDE de ontem uma entrevista do Geógrafo Clímaco Dias, que responde a três perguntinhas sobre o Carnaval e fala algumas coisas espertas;
“Eliminar a corda e deixar o mesmo modelo de carnaval não adianta. Trata-se de um evento complexo, heterogêneo. A corda do Chiclete não é a mesma do Ilê. Enquanto algumas cordas servem pra ostentar, outras servem pra construir identidade."

E outras coisas não tão espertas;
“Se o Carnaval gera tanto dinheiro, por que a prefeitura não consegue bons patrocinadores para ele?”

Mas o que me espantou foi essa frase dele;
“O abadá se transformou em algo secundário, o que importa é o patrocínio. Há blocos onde 40% dos abadas são dados de graça para ‘gente bonita’.”
Quinta ou sexta feira, eu pretendo ir em Geociências pra ver a dissertação de mestrado dele e ver como ele chegou a essa conclusão, mas se ele estiver certo eu vou precisar de um novo tema para monografia e rapidinho. Sugestôes?

Observações interessantes:
1- Em 1984 o PT, o PSB e o PCdoB lançaram cada um o seu bloco de carnaval em Maceió, o do PCdoB tinha o nome mais legal, “Meninos da Albânia”, na época a Albânia era o único pais onde existia o verdadeiro comunismo, segundo eles é claro.
2- O numero de ocorrências policias no carnaval de Salvador caiu 11% de 2005 para 2006.

Nenhum comentário: