quarta-feira, março 22, 2006

Pilula Azul ou Vermelha?

Meu amigo e colega de faculdade Gabriel me citou (logo inteligentíssimo) num debate no Orkut, hoje me recordei de um pensamento dele. Ele me falou certa vez que depois que comprendeu o funcionamento da política nacional, logo começou a militar no movimento estudantil e a defender as posições que defende.
A metáfora que ele usou foi perfeita, uma vez tomada a pílula vermelha não se teria mais volta, uma vez que se conheça como se constroi a história do país não há como dar as costas para isso.

Já concordei com esse pensamento, não concordo mais.

Primeiro, porque "gato escaldado tem medo de agua fria", isto é, passei muito tempo dizendo que as respostas eram 'X', mas hoje acredito que as respostas são o oposto de 'X' e não tenho mais a certeza de que me julgamento esta certo.
Segundo, descobri que participar desse tipo de debate tem pouca capacidade mudar as coisas, tem pouca utilidade prática, e por outro lado tem uma certa desutilidade já que existe a possibilidade de ganhar inimizades.
Terceiro, acredito cada vez mais que a felicidade esta no interior de cada pessoa e de que a felicidade não depende diretamente da realidade objetiva.

Resumindo; Mesmo que eu soubesse e tivesse certeza de qual era o melhor caminho a ser seguido pelo país e que a minha participação fosse relevante na escolha desse caminho, provavelmente isso pouco afetaria a felicidade geral.
Hoje eu ficaria com a pílula azul e você escolheria qual?

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordei com um comentário que Guillermo fez comigo, a palavra inimizade nos dois ultimos post deveria ser subistituida por antipatia. Afinal estamos tratando de tribos urbanas, com culturas especificas.