segunda-feira, junho 26, 2006

Clipping

- O Reinaldo Azevedo já esta de volta a net.

- Minha namoradinha querida montou um blog novo.

- Post do Claudio do Gustibus:
"A cultura importa? Sim. Mas me mostre como testar isto, senão não vale

Lembra deste artigo do Scheinkman? Pois ei-lo, agora, completo.

Como sempre, eis a forma de economistas estudarem a influência da cultura em problemas sociais."

- Estou agora com internet a cabo aqui em casa, Viva. Espero postar com mais frequência por aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sobre a declaração do Cláudio, o problema está muito no Direito que no fato de a cultura influir nas normas sociais. O trecho que o Reinaldo Azevedo transcreveu no blog dele, traduz a questão:

"Não há nenhum pensamento importante que a burrice não saiba usar, ela é móvel para todos os lados e pode vestir todos os trajes da verdade. A verdade, porém, tem apenas um vestido de cada vez e só um caminho, e está sempre em desvantagem"

Robert Musil em "O Homem sem Qualidades"

E na verdade, não é nem tanto uma burrice da defesa ou advogados dos diplomatas: é papel deles fazer de um tudo para não haver punição severa sob seus clientes. Burrice, talvez, seja a do juiz se terminar por não compreender a jogada dos advogados, ou até do Direito como um todo em achar que sociologia não serve pra nada, hehehehe.

Se ele quiser o "teste", basta ler um ou outro livrinho de sociologia ou antropologia para ter a comprovação na própria vida. Poderá ver o quanto a cultura é essencial a nossa existência, ao mesmo tempo em que define de uma forma geral nossas ações e reações sociais, e ainda é o único meio de nos dispormos contra as determinações ideais ou ideológicas que a própria cultura impõe. Bibliografia de qualidade não falta.

Anônimo disse...

Essa frase do Musil é realmente muito interessante.

Anônimo disse...

OBRIGADO MEU LINDO POR DIVULGAR MEU BLOG NOVO. MIL BJSSSS.
TE AMOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!