terça-feira, abril 18, 2006

Salvador Card

Hoje vários estudantes em salvador realizaram manifestações e interromperam o tráfego em diversos pontos da cidade em protesto é contra a implantação do Salvador Card.
Pra mim é uma boa ideia que esta sendo muito mal executada. A ideia de fazer o smart-card funcionar como cartão de recarga é boa pois retira o dinheiro dos ônibus o que levaria a diminuição dos assaltos. É boa também, a ideia de unir o cartão de meia passagem ao de meia entrada.
A má gestão dessa boa ideia se dá na falta de postos de recarga do tal do Salvador Card (apenas dois na cidade), no limite de passagens (acho que são 110), no vencimento dessas passagens (em 30 dias), na obrigatoriedade de contribuição com a UNE (ao contrário do que ocorre nas carteiras do DCEs) e principalmente na obrigatoriedade de sua utlização. Resumindo é uma proposta arbitrária e ruim.

O ideal pra mim seria se fazer uma politica de transporte escolar no estilo da que foi (ainda é?) utilizada no Rio de janeiro, na qual os estudantes de escolas públicas devidamente fardados não pagavam passagem. Acho que seria uma politica educacional muito mais eficiente, se poderia registrar no cartão o horario da aula do estudante e perto desse horario ele viajaria de graça ou exigir a farda ou...

A partir de então colocar uma pessoa na escola não teria custo algum, hoje deve custar uns 40 reais só de passagem, isso teria um efeito positivo na educação no sentido do antigo bolsa-escola idealizado pelo Cristovam Buarque.
André

2 comentários:

Anônimo disse...

André , será que "retirar o dinheiro dos ônibus levaria à diminuição dos assaltos" ? Ou os assaltaos mudariam de vítima, ou de produto rooubado (ao invés de dinheiro, celular, relógios, cartões, etc.) ??

" partir de então colocar uma pessoa na escola não teria custo algum" - Não restariam ainda a alimentação e os livros, que representam um custo alto e crescente para os estudantes ?

Anônimo disse...

Rpz, os assaltos a ônibus normalmente ocorrem perto do fim de linha quando existem meia dúzia de pessoas no ônibus, a idéia é que quanto menos pessoas no ônibus melhor. Eu não acredito que isso vá se modificar e que se este cartãozinho for implantado, os assaltos devem diminuir muito.
Acho mais fácil os assaltante aproveitarem que estão roubando o ônibus roubarem os poucos passageiros do que decidirem a partir de hoje roubar apenas os passageiros.

Agora quanto a alimentação e aos livros, não acho que sejam custos não. A alimentação não esta ligada a educação, isto é, independente da pessoa estar na escola ou em casa assistindo desenho animado, ela vai ter que comer, portanto ir pra escola não aumenta custo nenhum e as vezes o que acontece é o contrário, quando a merenda é distribuída gratuitamente. Os livros também não são custo porque eu não conheço professor nenhum de escola pública que mande seus alunos comprarem livros. Ou os livros distribuídos para todos ou não se usa livro nenhum, portanto esse custo também não existe.

Mas sim Guillermo, quando é que você vai dar o seu ar da graças e fazer alguns posts por aqui?