segunda-feira, abril 24, 2006

Um Possibilidade de Investimento em Salvador

Domingo, o Bahia perdeu por 4 x 2 para o Fluminense de Feira em plena Fonte Nova. Como diria Luiz Fernando Veríssimo, ‘No Brasil o fundo do poço é só uma etapa’, mas no caso do Esporte Clube Bahia estamos chegando realmente perto do fundo.

A situação do campeão brasileiro de 1988 é desoladora. Está na terceira divisão do campeonato brasileiro, cheio de dívidas, com uma diretoria “que rouba e não faz” e mesmo assim se perpetua no comando do clube e com um time péssimo esta na vice lanterna do campeonato baiano.
As perspectivas não são nada promissoras e, pelo que entendi, se o Bahia terminar o campeonato assim não disputará nem a terceira divisão nem copa do Brasil no ano que vem.
O Vitória esta melhorzinho, mas apenas quando comparado ao Bahia. Se preparando para a terceira divisão do campeonato brasileiro, o Vitória esta entre os primeiros no campeonato baiano, o que pelo menos garante sua vaga na teceirona do ano que vem.
A situação é tão complicada que este deve ser a primeira vez em 30 ou 40 anos que a dupla BA-VI não vence o campeonato baiano. Este deve ser conquistado por um time azulado chamado Colo-Colo da cidade de Ilhéus. aiaiaiai

Mas a minha idéia genial é...
Será que criar um clube de futebol em Salvador não seria um bom investimento?

Olhando pros diversos estados brasileiros este é o que aparentemente trará a maior rentabilidade de investimento. Bahia e Vitória (mais o Bahia que o Vitória) sempre foram campeões de público e renda a nível nacional e sempre foram pessimamente administrados.
A curiosidade aqui é que ambos foram os primeiros clubes do Brasil a se tornarem clube-empresa, mas esta investigação já vai ser o tema da monografia de meu coleguinha da FCE-UFBA Rodrigo Coelho.

Mais eu tive uma idéia mais genial ainda...
Apesar de ainda comparecer com frequencia aos estádios, a torcida do Bahia já cansou de usar adesivos e faixa do tipo “devolvam meu Bahia” e viu as oposições serem humilhantemente derrotadas na eleição pra presidente do clube.
Será que se juntassem um Bobô, um Charles, esse presidente derrotado, os lideres da Bamor e da Povão e fundassem um novo clube no estilo do MCI-Corithians, com um nome, brasão, camiseta,... tudo parecido não se conseguiria atrair a torcida do Bahia pra esse novo time. O nome poderia ser ‘Esporte Clube da Bahia’ e ele se intitularia o verdadeiro Bahia
A idéia é boa, né não?

Na falta de um tema decente pra monografia, eu vou fazer até uma pesquisa exploratória. André.

UPDATE: Rodrigo Coelho me explicou que o Bahia tem vaga garantida na Copa do Brasil porcausa do seu historico, e na terceira divisão deste ano porque caiu da segunda ano passado, já ano que vem se não for campeão ou vice do baiano ele não participa da terceirona.

Um comentário:

Anônimo disse...

tem o caso da Fiorentina na Itália, q foi parecido...
não lembro os detalhes, mas foi mais ou menos assim:
o Fiorentina, q era um clube-empresa, ficou cheio de dívidas e faliu. teve sua falência decretada pela justiça italiana.
aí um pessoal fundou um outro time, com as mesmas cores, um nome parecido (depois eu acho q eles conseguiram reaver o nome Fiorentina, não sei exatamente como), e começou a disputar o campeonato italiano novamente, como se fosse um time totalmente novo, começando na Série D, ou algo assim.
foi ganhando os campeonatos das divisões inferiores e agora já está de volta à Série A. a torcida do time antigo migrou toda para o time novo, é claro...
enfim, não sei os detalhes, mas vc pode pesquisar...
mande perguntar lá no blog Balípodo, o cara sabe tudo de futebol europeu: http://www.gardenal.org/balipodo

abs,