quarta-feira, abril 05, 2006

O Líder É Um Novato!

Descobri uma coisa interessantíssima no Seminário Internacional de Cinema e Audio Visual que está acontecendo na reitoria.
O Cinema Novo, movimento estético-político cinematográfico brasileiro que permeia o fim da década de 50, a década de 60 e vai morrendo durante a década de 70, tem como principal precurssor o cineasta Nelson Pereira dos Santos, que inclusive foi o homenageado do seminário. Embora seu Filme "Vidas Secas", filmado com base na obra de Graciliano Ramos, seja o inaugurador do citado movimento, o Filme "Rio, 40 Graus" exibido quatro anos antes foi um marco na vida de notável cidadão, até então crítico de cinema, chamado Glauber Rocha.
Sendo que este último filme já remonta a aspectos bastante pertinentes à estética do cinema novo, tal qual: a seleção dos personagens, (feita em sua maioria por pessoas comuns), os locais de filmagem (feita em locais comuns do Brasil, sem estúdios ou grandes recursos técnicos), a caráter político do argumento do filme, dentre outros.
Ora, o interessante nisso tudo é que o líder do cinema novo, apontado unanimimente pela crítica como sendo o próprio Glauber Rocha, foi de alguma forma influenciado por um filme que praticamente resulta de seu próprio movimento. Através de "Rio, 40 Graus" Glauber decidiu fazer cinema e terminou por liderar o cinema novo, tal a sua perspicácia frente aquela nova forma e filmar que surgia: "uma idéia na cabeça e uma câmera na mão". Era o bastante pra filmar tudo o que Hollywod não queria que aparecesse nas telonas.
Por: Rodrigo Lessa

2 comentários:

Anônimo disse...

Boxel, será que você não encontra esse filmes pra baixar na net, ou sabe de algumam locadora que tenha uma copia ou mesmo saiba onde ele eventualmente será exibido...
fiquei com vontade de assistir.

Anônimo disse...

Ah, eu acho que encontra sim. Principalmente os de Nelson Pereira dos Santos.Mas tem de ser nessas locadoras grandes, tipo Video Hobby e GPW. Eu não entendo nada do que tem e do que não tem em locadora, mas procurando tudo se acha.
E dá pra baixar muita coisa mesmo. Os de Glauber eu já baixei quase todos que eu conheço, estou até com dois neste momento em meu computador. Vi "Rio, 40 Graus" no seminário (muito bom filme), "Vidas Secas" eu to atrás a um tempo.
(Volte do Capão que agente providencia isso junto, eu também quero asistir alguns).