quarta-feira, abril 05, 2006

Macintosh rodando Windows XP

Aparentemente a Apple já permite que seus computadores rodem o Windows XP, é o ultimo fabricante relevante a fazer isso, ninguém mais tenta disputar esse mercado com a Microsoft que tem um virtual monopólio, me permitam explicar.

No mercado de software atuam;
1- Economia de Escala, dado o custo marginal próximo a zero de uma nova cópia de um programa.
2- Economia de Rede, tanto pela maior compatibilidade dos arquivos e programas como pelo conhecimento já adquirido na utilização de um certo programa que é perdido quando se troca de programa.
Portanto no mercado de software a tendência é as empresas inicialmente lutarem entre si até uma delas se tornar dominante e ter o virtual monopólio do mercado.

No mercado de Sistemas Operacionais (SO) ocorreu exatamente isso, em 95-96-97 o Windows se tornou dominante ao vencer o SO da IBM, daí então abocanhou um quase monopólio do mercado.

Depois apareceu o Linux, que é uma espécie de anomalia de mercado, pois o custo de desenvolvimento de um programa desse tipo é caríssimo e nenhuma empresa comercial investiria seu dinheiro num mercado já dominado.
Já programadores ideologicamente motivados investiriam, e investiram, boa parte do seu tempo livre no desenvolvimento, teste e promoção desse SO. Uma vez que o Linux adquiriu um importante nicho de mercado apareceram diversas empresas como a Red Hat e IBM dispostas a desenvolver, adaptar, comercializar e dar suporte a este SO.

Agora, se a tendência de crescimento do Linux vai se manter eu não sei, mas isso já levou a Microsoft a mudar de atitude.

Segue os links para donwload de alguns dos principais Software Livres para Windows.
Firefox – O similar do Internet Explorer
Open Office – O similar do Microsoft Office
Gimp – O similar do Photoshop
Gretl – Programa Econométrico

Nenhum comentário: