quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Meu Colégio é Melhor que o Seu

Mesmo quando eu era um esquerdista puro-sangue, eu nunca consegui entender direito porque nós brigávamos tanto contra o Provão. Eu sempre achei que ele respondia uma boa pergunta, “de onde saem os melhores estudantes?” e não via mal nenhum nisso.
A FCE-UFBA foi avaliada no provão com seguidos “As”, com exceção do primeiro ano quando houve um boicote a essa avaliação. Recordo-me de quando coloquei um papel com estes números mostrando que estudávamos na melhor faculdade da Bahia e um ex-colega de chapa do DCE veio conversar comigo pra me “conscientizar” sobre o que eu havia feito. O movimento estudantil que participei era convictamente contra esse tipo de avaliação, ela era mercadológica, neoliberal, serviria a interesses escusos.
O Lula e seus ministros da educação, sempre se encaixaram dentro dessa idéia, eles cancelaram o Provão e colocaram no lugar uma outra avaliação que não responde a nenhuma pergunta objetiva, que tem pouca utilidade prática, que não seria mercadológica, neoliberal, nem serviria a interesses escusos.

Pois bem, não é que hoje a Folha de São Paulo estampa em matéria de capa o resultado do Enem por escola, isto é qual a média que os alunos de cada escola tiveram no Enem.
Descobrimos que a melhor escola de São Paulo ficou com média 78,60 e custa R$ 1.700 por mês, que a melhor escola de Salvador é o Anglo Brasileiro com média de 75,63.
Eu encontrei até o colégio em que estudei na lista, ele obteve média de 67,35, vá lá e encontre o seu também no site www.inep.gov.br

Não sei quanto custa a mensalidade do Anglo Brasileiro, mas acho que este ano deve aumentar o numero de matriculados, graças ao aval “mercadológico” do Lula.
Mas se você, como eu, não vê problemas no MEC responder a esta pergunta “onde estão os melhores estudantes do nível médio?”, então nos cabe louvar esta atitude e perguntar porque não deveríamos saber “onde estão os melhores estudantes universitários?”
Eu realmente não entendo esse governo.

Nenhum comentário: