terça-feira, fevereiro 14, 2006

Como Combater os Jihadistas?


Tenho poucos assuntos em comum com Saulo, mas sempre que conversamos sobre Israel, judeus, terrorismo... eu aprendo um bocado. Ontem convidei ele pra participar deste do blog, ele topou, mas não sei se vai chegar de fato a participar.
Na nossa conversa chegamos a uma nova discordância com relação ao futuro. Existe uma tendência clara ao crescimento do terrorismo e ao “choque de civilizações”, contudo eu acredito que essa tendência vai se reverter nos próximos anos, já Saulo acredita no aprofundamento da mesma.

Nestas discussões o que me deixa mais curioso é o processo interno de luta islâmica, entre os radicais e os moderados, entre os jihadistas e os pragmáticos. A questão central, pra mim, seria como apoiar os moderados, como evitar a expansão do jihadismo.
A única resposta que me vem a mente é o capitalismo, nada melhor que o capitalismo para promover o individualismo e diminuir o apelo dessa ideologias coletivistas. Foi ele que reduziu a influência do cristianismo/judaísmo na sociedade ocidental, é ele que vai reduzir a influências dos radicais islâmicos na sociedade oriental.
Mas ai entramos em outro ponto, como o ocidente pode promover o capitalismo (e conseqüentemente o desenvolvimento econômico) sem que esses recursos sejam utilizados contra o próprio ocidente?

Nenhum comentário: