quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Juros Culturais

O Eduardo Gianneti escreveu um livro que pretendo ler, O Valor do Amanhã, dissertando sobre os juros e sua natureza. Isso mesmo, o cara escreveu um livro inteiro sobre os juros; suas raizes, resultados e implicações.
A tese central é a de que os juros demonstram o valor que damos ao presente em relação ao amanhã, isto é, mais vale para uma pessoa ter 100 reais hoje ou 150 daqui a um ano? Dependendo do valor que a pessoa dá ao seu presente e ao seu amanhã ela vai poupar ou se endividar.

Aí eu lembrei de um outro livro, Hello Brazil, do psicanalista Contardo Calligaris que faz uma análise cultural e psicológica do brasileiro em relação a outros paises, a europa em especial. As concllusões dele são interessantes, ele demonstra como o brasileiro tende a dar muito valor ao gozo, as crianças, ao presente em geral, ao mesmo tempo que relativamente despreza o passado e as tradições assim como o futuro e o planejamento.

Juntando as duas ideias é pode-se afirmar que as altas taxas de juros no Brasil fazem parte da nossa cultura; de não poupar, mas gastar; de não planejar, mas fazer.

Nenhum comentário: