segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Burguesia, Gramsci e a Ampla Dominação Ideológica da Sociedade

Tive uma boa conversa sobre economia com Guillermo ontem, poderia dizer que temos opiniões quase que opostas em diversos assuntos, o que torna interessante a oportunidade de se compreender o outro lado.
Meu amigo considera de esquerda quem defende na prática uma melhor redistribuição de renda na sociedade, incluindo entre os que defendem uma maior concentração de renda (a direita) a grande maioria dos políticos brasileiros (PT inclusive) e metade dos professores da faculdade.
Outro dia continuaremos nosso debate, até lá pretendo pegar um dia pra analisar a evolução da concentração de renda no Brasil e ler o texto do Luiz Filgueiras que ele me repassou por email, provavelmente este texto vai me ajudar mais a entender o pensamento esquerdista do que o neoliberalismo no Brasil (o tema do texto) porque o texto se insere numa discussão de ótica claramente esquerdista, buscando debater mais o peleguismo do Lula do que o neoliberalismo em si, fora os pressuposto que o texto tem e eu não concordo, vejam o trecho abaixo:

5- A incapacidade da burguesia brasileira, com o seu projeto neoliberal, de obter um amplo consenso na sociedade (de ser hegemônica no sentido gramsciano) e, como conseqüência, ter que se defrontar, permanentemente, com sucessivas crises políticas. A razão mais geral desse fenômeno se deve ao fato de que, no atual período histórico, as classes dominantes e seus governos não se obrigam a fazer qualquer tipo de concessão às classes trabalhadoras, às exigências dos de baixo (Teixeira, 2003). E isto ocorre, apesar dela exercer uma ampla dominação ideológica na sociedade, evidenciando uma grande capacidade de disseminação dos valores básicos da doutrina neoliberal.

Burguesia, Gramsci, ampla dominação ideológica da sociedade, aiaiaiai

Das duas uma, ou a burguesia é neoliberal ou ela exerce uma ampla dominação ideológica da sociedade, por que se tivesse os dois, não iam governar que nem FHC e o Lula não.

Nenhum comentário: