quarta-feira, maio 24, 2006

Televisão

A 4 anos eu não tenho uma televisão em casa, me contento em assistir um pouquinho nos fins de semana, quando costumo ir para villas, como estou desempregado desde o mês passado tenho aproveitado para ficar mais em villas e, também, assistir mais televisão.

Além da superexposição da copa do mundo, percebi que a Rede Globo anda politicamente corretíssima. Suas novelas parecem os desenhos animados da Disney, cheias de lições de moral para passar.
Assisti a 10 minutos de Malhação e recebi as seguintes lições de moral;
1) Os paraplégicos também podem treinar um time de basquete
2) As mulheres bonitas não são menos eficientes que as feias, e também estão em pé de igualdade com os homens
3) Lésbica não é sinônimo de mulher-macho, ela também podem pode ser bonita e feminina.

Obviamente não se trata de uma coincidência a inclusão de temas politicamente corretos na trama, mas de uma política da Rede Globo em promover esses valores morais.
As outras novelas também são politicamente corretas apesar da menor intensidade; a das 6 mostra os absurdos da escravatura no Brasil e as das 7 e das 8 mostram em geral a ganância dos ricos, e dos pretendentes a rico, e as virtudes dos pobres. O Reinaldo Azevedo chamaria isso de pobrismo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mas Feijon, isso as novelas já fazem a muito tempo. Na verdade, é justamente a grande substância deste tipo tipo de ficção: uma realidade onde alguns preceitos morais bem aceitos socialmente (sempre) se confirmam através de fatos que os põem à prova.
E a novela não dispõe de grande interesse em inovar. Tudo que é transmitido já se encontra de alguma forma rasoavelmente afirmado moralmente, ou em vias de se confirmar como algo comum.
Logo eu acabo por acreditar que não há como uma novela por nada em "discussão", em "debate". Não é esse o papel dela e com certeza não é este o tipo de atrativo que ela pretende dispor para o espectador. Tudo é bem caricato, como é e precisa ser.
Definitivamente, novela não é lugar de debate, mas de afirmar valores morais relativamente aceitos, admitidos.
Eu acredito que em termos de novela ela é politicamente corretíssima a muito tempo.

Anônimo disse...

Pois é boxel, mas eu não deixo de ficar espantado com a quantidade de lições de moral que Malhação passa, mesmo se compararmos com as novelas tradicionais.
Fica parecendo aqueles filmes da Disney, eu vi outro dia o 'Procurando Nemo', filme engraçadíssimo, mas repleto de lições de moral.

Anônimo disse...

Eu preciso ver o Procurando Nemo...