quarta-feira, maio 24, 2006

Interpretações Em Sociologia

Ando preparando uma interpretação sobre esta citação de Heidegger para uma avaliação da disciplina Sociologia III, no curso de Ciências Sociais, a luz de alguns textos trabalhados na disciplina. Devo terminar nesta terça-feira, dia 30 de maio. Até lá eu vou deixar o trecho aqui, em banho-maria.

Rodrigo Lessa

Aristóteles relata: narra-se de Heráclito uma palavra que teria dito aos forasteiros que queriam chegar até ele. Aproximando-se, viram-no como se aquecia junto ao forno. Detiveram-se surpresos; isto, sobretudo, porque Heráclito ainda os encorajou – a eles que hesitavam – convidando-os a entrar com as palavras: “pois aqui também os Deuses estão presentes...” O grupo de visitantes está frustrado e desconcertado na curiosidade que os levou a dirigirem-se ao pensador; o desconcerto é provocado pelo aspecto de sua moradia. O grupo iria ter que encontrar pensador em circunstâncias que, ao contrário do simples viver dos homens comuns, deveriam mostrar, em tudo, os traços do excepcional e do raro e por isso do emocionante. O grupo traz a esperança de, com sua visita, encontrar junto ao pensador coisas que – ao menos por um certo tempo – forneceriam assunto para uma conversa divertida e animada. Os estranhos que querem visitar o pensador esperam vê-lo talvez justamente no momento em que ele, mergulhado em profundas meditações, pensa. (...) Em vez disso, os curiosos encontram Heráclito junto ao forno. É um lugar banal e bastante comum. Sem dúvida, nele se assa pão. Ele está aí apenas para se aquecer. Assim revela ele neste lugar, sem dúvida, comum, toda a indigência de sua vida. A vista de um pensador passando frio oferece muito pouco de interessante. Os curiosos perdem, pois, com esta visão frustrante, logo a vontade de se aproximarem mais. Que farão ali? Este fato comum e sem encanto, de alguém estar com frio perto do forno, qualquer um pode revive-lo, em qualquer tempo, em casa. Para que procurar um pensador? Os visitantes se prestam a se afastarem. Heráclito lê a curiosidade frustrada em seus rostos. (...) Por isso, infunde-lhes coragem. Ele mesmo os convida a entrar, contudo, dizendo: “os Deuses aqui também estão presentes”.

HEIDEGGER, Martin. Sobre o Humanismo, pág. 170/171. Os Pensadores. Editora Abril, São Paulo, 1984.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Boxel, é impressão minha ou você vai interpretar a interpretação do Heidegger?

Obs: O Blog foi pré-selecionado num concurso de blogs da Coca, ai coloquei o banner ali à esquerda.

Anônimo disse...

Não, não...de Heidegger tem só a descrição de algo que Aristóteles avia relatado. Não tenho em mãos a interpretação de nenhum dos dois. Nem este livro de Heidegger eu tenho em mãos: a professora apenas nos deu este trecho para analisarmos isoladamente.

Como é esse esquema da coca aí rpz? Se você ganhar o concurso ganha coca-cola grátis é? Hahahahha.