quarta-feira, maio 17, 2006

Cadê a Direita no Brasil?

O Olavo de Carvalho escreveu um artigo dizendo como deveria se comportar os liberais-demomcráticos na disputa ideológica nacional.

Sua tese é simples, não importa quão bem formuladas sejam as idéias e códigos liberais o importante é desmascarar o comunismo, e discutir três pontos: transparência, sinceridade e idoneidade.
Eu concordo com ele a esquerda em geral é muito relativa nesses conceitos, o Reinaldo Azevedo sintetizou isso em 4 palavras; "Rouba, mas distribui renda".

O problema é que desmascarar a esquerda é muito chato, é fácil mostrar que o Emir Sader mentiu propositalmente neste artigo, que as previsões do Laerte Braga não se concretizaram, que faz quase um século que todo comunista que se preze fala da crise final eminente do capitalismo que nunca vêm, etc...
Tenho feito isso a um ano e não convenci quase ninguém. Já praticamente desisti, é aquela história quando um não quer dois não debatem.

Mas sim, a questão é que já cansei de procurar (e encontrar) falta de transparência e de honestidade na grande maioria dos articulistas esquerdistas, agora só quero saber de construir os tais modelinhos teóricos (desnecessários para a derrota comunistas) hehehhehe.
Li e to lendo alguns livros que achei na biblioteca da faculdade; O Novo Liberalismo Econômico de Milton Friedman, O Internacionalismo Pop de Paul Krugman, Cabeça a Cabeça de Lester Thurow. E devo dizer os debates nos EUA são de outra categoria, e estão me agradando muito.
Como disse o Milton Friedman no ínicio do seu livro, sempre podemos escolher a sociedade em que queremos viver, basta apenas viajar.

Se a direta no Brasil praticamente não existe (com honráveis exceções aqui, aqui, aqui, aqui e aqui, e isso graças a internet) bem que eu poderia procurar um lugar onde ela fosse maior.
Ao falar isso me lembrei de Saulo, um colega da FCE-UFBA, que é de direita e judeu, e sempre diz que quando acabar a faculdade vai pra Israel.
Pois é Olavo, a direita anda perdendo tão feio a batalha ideológica que esta (literalmente) fugindo dela.

3 comentários:

Prof Shikida disse...

virei direita agora? sou só um liberalzinho...

Anônimo disse...

Oi André! Tem uma cara que nao passo por aqui e hj percebo tudo mudado, repaginado, atualizado...! Adorei! Continue assim com o seu blog que está nota 10! Aliás, nao continue assim nao: melhore cada vez mais, tendendo para o infinito!! heheh
=****

Anônimo disse...

Valeu Luciana.

Shikida, na maioria dos paises você não seria de direita, mas no Brasil fazer uso público da ortodoxia econômica é tão raro que...