terça-feira, janeiro 31, 2006

Nova Modalidade de Seguro

Post engraçadissimo do Alex Castro no LLL.

Eu odeio seguro. O business model de uma seguradora é sangrar você a vida inteira e, então, no dia em que você aparece no pronto-socorro com uma faca enfiada nas costas, eles dizem que infelizmente não podem te socorrer, pois você foi esfaqueado com uma faca de pão e o seguro só cobre faca de carne e, por favor, chega um pouco mais pra cá, porque você está sangrando no tapete... Foi um prazer tê-lo como cliente esses anos todos. Tenha um bom dia. Próximo!

Enfim, uma nova modalidade de seguro é quando você descobre que tem uma doença mortal e incurável, faz um seguro de vida dando uma terceira seguradora como beneficiária e ela te sustenta até você morrer e depois ganha o prêmio.

Mas, quando o paciente demora mais de 15 anos e não morre, os filhos da puta tentam anular o acordo.

Google Earth se espalhando...

Sem nínguem a quilômetros de distância, você pode estar sendo visto por um satélite. Ficção-científica? daqui a uns dez anos a gente se fala...
Em algumas cidades brasileiras e em grande parte dos EUA é possível ter imagens de satélite nítidas e em tempo real. Dentro em breve, teremos essas mesmas imagens gratuitas disponiveis para boa parte do Brasil.
Quando as pessoas aprenderam a procurar informações na internet, ai meu amigo... as desculpas e mentiras vão ter pernas curtíssimas.
Não custa re-lembrar as palvras de André Lemos "Liberdade de expressão com vigilância e controle parece ser a mistura explosiva da cibercultura"

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Lá vou eu


Esse blog só volta a ser atualizado lá pra terça feira, to indo pro Capão com meus queridos companheiros de aventuras

Meu Brasil Brasileiro


Sábia dica

e o Hamas venceu...

Pois é meus amigos, não seguindo o conselho da esquerda anaérobia que os considera aliados contra o imperialismo (a recíproca não é verdadeira) o Hamas (aquela organização que tem como objetivo existencial a destruição de Israel) disputou evenceu as eleições palestinas.
Parabéns pro Hamas que juntou seus homens bombas pra fazer boca de urna e (partindo do pressuposto de que a eleição foi representativa) mostrou a verdadeira face do povo palestino.
Agora quero ver a esquerda afirmar que os palestinos querem negociar.

"O Mulo", de Darcy Ribeiro

Tudo bem Feijão, já que você está se sentindo tão sozinho no blog vou me utilizar deste tempo que precede a viagem pra comentar as minhas últimas leituras. Hehehe

O primeiro é “O Mulo”, do Darcy Ribeiro.

“Mulo” é na verdade o apelido do fazendeiro pecuarista Philogônio de Castro Maya. Após uma vida inteira de fatos cômicos, heróicos, bizarros e principalmente curiosos que envolvem a conquista de seu vasto patrimônio, seu “Filó” resolve preparar seu testamento, e de pronto decide doar seus bens a um padre qualquer que deve ser escolhido por um de seus capatazes logo após a sua morte, o compadre “Militão”. De sua fazenda dos Laranjos, em Goiás, no início da última metade do século XX, ele passa a escrever uma espécie de confissão ao citado padre que será o seu herdeiro, rogando que o perdoe pelos pecados que a sua vida dura o levou a cometer. Sem deixar é claro, de utilizar a tal fortuna para negociar esta absolvição.

Achei o livro altamente interessante. Já sabemos que este foi um costume histórico dos grandes fazendeiros: doar parte ou a inteireza dos bens à Igreja para conquistar a absolvição divina. O objetivo do livro é justamente o de tomar esta situação para supor o que se passa na cabeça de um destes coronéis ao fazer uma interpretação religiosa de sua vida, o que supõe uma porção de contradições interessantíssimas dado os crimes e atrocidades que terminam por cometer.
Como já me parece ser comum aos grandes prosadores brasileiros, como Jorge Amado (de quem gosto muito), Darcy Ribeiro toma este fato histórico para construir o livro calcado numa proximidade ainda maior com a realidade. Impecável na ironia e sem medo de tocar em temas como racismo, homossexualidade e religião, demonstra como um fazendeiro possivelmente interpretaria estes temas numa confissão com o máximo de sinceridade – afinal, Deus tudo sabe e tudo vê – , e assim, como ele enxerga os problemas sociais em que está envolvido. Além de tudo sua origem é humilde, quase miserável, o que enriquece ainda mais a estória e a própria confissão, fugindo ao ar puramente aristocrático.
Não há também qualquer tipo de preocupação panfletária no sentido de valorizar classes ou grupos sociais em particular, coisa que se torna desnecessária e até prejudicial ao intento de alcançar um máximo de proximidade com a realidade.
Por fim, o livro demonstra um vocabulário riquíssimo, mesclando o culto com um interiorano improvisador gozadíssimo, o que resulta numa prosa agradável e repleta de poesia – no sentido artístico da palavra.
Vale muito a pena conferir, principalmente os que gostam de livros com a cara nua do Brasil, sem melodramas ou militâncias fora de hora.

Rodrigo Lessa

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Vinho ou Suco de Uva?

Em um casamento evangélico segundo André Lopes

Eleiçao? Eu,heim? Quer dizer que meu filho não precisa mais se suicidar?


Enquanto isso a esquerda anaérobia (termo do Shikida) continua dizendo que eleição é coisa de imperialista
Copiado daqui e daqui

Relativismo Cultural



Você já ouviu o Olavo de Carvalho falar que a esquerda adora um relativismo (ético, cultural...), mas nunca entendeu do que ele estava falando?

Seu problemas acabaram, assista ao excelente filme O Homem que Copiava e ao final do filme, se você tiver simpatia pelo personagem principal (Lázaro Ramos) então você é um relativista.
A explicação contando uma parte do filme, que recomendo fortemente, está nos comentários

"esses moços, pobres moços..."

Eu perdi o saco pra discussões, cheguei a essa conclusão hoje ao ver numa lista de e-mails que eu costuma participar avidamente, um amigo meu escrever o seguinte:

"Foi a direita a responsável pela manutenção de toda essa lógica perversa. Responsável pelos conflitos no campo, na entrega do país ao capital financeiro, ao ridículo crescimento durante duas décadas, a fome, a miséria, a desigualdade e etc., etc. etc. durante séculos. O governo Lula não inventou a corrupção, sua culpa foi ter seguido a lógica dos governos anteriores, o projeto de sociedade é o culpado, o buraco é mais embaixo. Mas, no fundo raso, essa mídia que critica Lula hoje "esquece" da privataria, da compra de votos para a emenda da reeleição etc. Corrupção não é algo exclusivo da direita ou da esquerda, não duvido que Dirceu tenha matado ninguém, mas antes dele o ACM e outros filhotes da ditadura também o fizeram.
Por favor, parem de rebaixar o debate, Diogo Mainardi não deve ser levado a sério, é um nazista frustrado.
É realmente ridículo o pensamento conservador, sinto pena da classe média que reproduz isso, como se estivesse próxima da burguesia, pobres coitados., fetiche é uma coisa séria..."


Fosse outro tempo eu rebateria linha por linha tudo o que foi escrito, mas como ando sem saco... fora que discutir ideologia na net com amigos é muito perigoso (se corre o risco de perder o amigo), fica isso ai como resumo de como pensa um estudante de economia da UFBA quase formado.

La Mettrie e seu Hedonismo (2)


Na ultima vez que tentei manter um ritmo de leitura, fiquei empacado com o “A Arte de Ter Prazer: Por um Materialismo Hedonista” do filósofo contemporâneo Michel Onfray. Apesar do assunto ser agradabilíssimo, eu fico impressionado como é difícil ler filosofia, pois bem neste livro existe uma parte só sobre o La Mettrie com algumas citações suas que reproduzo aqui;

O Sr. De La Mettrie foi atacado por uma febre alta: para um filósofo, uma doença é uma escola de física; ele acreditou perceber que a faculdade de pensar nada mais era que uma conseqüência da organização da máquina, e que os distúrbios das molas influía consideravelmente nessa parte de nós que os metafísicos chamam de alma

O ópio (é) o verdadeiro meio de chegar à felicidade e ao paraíso de uma máquina”

Segundo Onfray: “A lição do materialismo hedonista é que só há corpo e que este último é exclusivamente material, coisa atômica, organismo composto de elementos conhecidos

terça-feira, janeiro 24, 2006

Um dos Fundadores do Hedonismo


Um dos primeiros filósofos hedonistas foi La Mettrie, na época do iluminismo francês, onde pode brigar com seus contemporâneos que queriam um 'ateísmo água-com-açucar', pois bem, o LLL fez dois posts bem legais sobre ele, vale a pena conferir. (1 e 2)

segunda-feira, janeiro 23, 2006

À procura de um co-blogueiro

Alguém quer me ajudar a manter esse Blog? Ficar postando bobagens eventualmente? Estou de braços abertos a procura de algum(s) co-blogueiro.

Até porque o Blog que eu acho mais legal é o do Leo e do Shikida, dois professores de economia que recentemente lançaram até o seu podcast.
Boxel que costumava postar umas coisinhas por aqui só que saber das ondas e das menininhas, Bigode e Pareja ainda aparecem por aqui de vez em quando pra dar uma olhadinha e mais nada.
Só que recentemente esse blog tá com uma média de uns 6 visitantes por dia, quem sabe alguem passando por aqui não se interressa em dar uma forcinha....
Está feito o convite.
André

3 - Formação Econômica do Brasil


Este livro do Celso Furtado é o melhor de historia econômica que conheço, muito melhor que o do Caio Prado Junior e pode ser lido por qualquer pessoas, apesar de ser uma leitura meio pesada para as férias dado o enfoque marcoeconômico e monetário da sua analise.
Os primeiros capitulos são geniais, ele resume as motivações Geopolíticas dos diversos paises europeus na época da colonização e dá pra comprender porque cada um tomou as decisões que tomou. Eu finalmente comprendi porque Portugal assinou um tratado com a Inglaterra no sec. XVII dando amplos 'privilégios' a ela.
É um ótimo livro pra que quer conhecer a historia do país ou pra que tem estudar isso pra faculdade.

"A neutralidade em face das das grandes potências era impraticável. Portugal compreendeu, assim, que para sobreviver como metrópole colonial deveria ligar o seu destino a uma grande potência, o que significaria necesariamente alienar parte de sua soberania. Os acordos concluídos com a Inglaterra em 1642-54-61 estruturam essa aliança"

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Flores Partidas


Vi um filme muito interressante ontem, Flores Partidas, com Bill Murray.
Ele faz o papel de um Don Juan solteiro, solitário e cinquentão, que sai a procura de um suposto filho seu que já teria 20 anos.
O filme é muito bem editado, as cenas são cortadas na hora certa. Tem uma cena que é particularmente interessante, e me lembrou um post do André Lemos profssor da Facom e especialista em cibercultura, ela ocorre quando Bill Murray faz uma lista das namoradas que tinha na época e passa pro seu vizinho, que lhe apresenta no dia seguinte todos os dados delas, ondem moram, com quem moram, um mapa de como chegar a casa delas, oq aconteceu na vida delas até o momento, etc...
Tá bom, eu sei que é um filme e que filmes tem uma licença poética pra mentir, mas eles 'aumentam mas não inventam', pelo menos neste filme. Segue um frase que peguei do André Lemos;

"Essa prática de "googlear" pessoas é cada vez mais freqüente. Pessoas fazem isso quando conhecem outras, empresas fazem isso antes de empregar alguém, acadêmicos fazem isso antes de ler ou convidar outros acadêmicos, etc...Agora é a polícia de fronteira americana que está fazendo o mesmo. Liberdade de expressão com vigilância e controle parece ser a mistura explosiva da cibercultura"

Somos Más e Podemos ser Piores


Lembram da minha promessa de ano de ler um livro por semana, pois é, estou terminando o terceiro livro.
Pois bem, lá vou eu conhecendo e visitando a blogosfera tupiniquim e me deparo com este Blog. O cara leu 152 livros ano passado e já leu 10 este ano, assim não dá pra competir...
Gostei daquela foto no Blog dele, é a dona da Daspu.

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Cinema e Subisídios

Tá rolando uma discussão massa na blogosfera brasileira sobre subisídios ao cinema nacional. Apenas através de blogs é possível ver tantas pessoas de alto nível discutindo temas polêmicos agradavelmente.
O contrário de um autor que não gostou da resenha do seu livro fez

Voltando sobre a dicussão cinematografica, está ficando claro que o problema nacional não está na produção do filmes mas na distribuição dos mesmos, a melhor ideia até agora foi do Leo que propoem a distribuição de ingressos. A discussão tá rolando basicamente no SSoB que formulou uma frase massa:

"na nova economia o que fica escasso não é o produto, mas a atenção. E o dinheiro agora vai para os esforços de captura da atenção do consumidor. Sem isso, não dá pra fazer dinheiro."

André Greve

terça-feira, janeiro 17, 2006

Pobres, mas nem tanto.

Os Pobres no EUA, não são tão pobres assim, veja o Censo de lá

Census survey: percentage of items owned
Item 1992 2002 Item 1992 2002
Refrigerator 98.7% 99.2% Dryer 68.5% 77.1%
Stove 98.0% 98.3% Stereo system 57.3% 72.55
Color TV 94.7% 98.2% Computer 18.6% 59.3%
Auto, truck, 85.1% 85.7% Dishwasher 48.7% 58.1%
Microwave 76.8% 93.2% Garbage disposa 37.3% 47.0%
VCR 68.1% 86.9% Freezer 32.8% 30.8%
Washer 75.0% 80.0%
Source: Bureau of Labor Statistics, Consumer Expenditure Survey Interview Data, 1992 and 2002; Rich Clabaugh, Christian Science Monitor


Achado aqui e copiado daqui

A Paz Celestial


Copiado do SSoB que pegou aqui.
Agora esta provado que o homossexualismo é mesmo uma invenção comunista para desintegrar o ocidente cristão.

segunda-feira, janeiro 16, 2006

They Care About People

Encontrei algumas palestras em MP3 e outros formatos, em inglês, interessantissimas, dicas do Shikida.
Na FEE.org e em Princeton

Na palestra "Why governments keeps growing" da FEE, tem dois prólogos interessantissimos, este transcrito e outro sobre quando deus criou o inferno.

"Ladys and Gentlement, Good Eevening, I'm soo glad that I'm not giving you a talk anymore, and I can just open that evening, right, it's much nicier, belive-me.
Well, Richards and I just come back from Moscou, and I inderstand that we are in trouble. Whem we were living Moscou and we were passing the pass-board control, the girl told me:
- You live in America.
- Yeah.
- You are Lucky.
- Oh, sure.
- Your governament is better than ours.
- How soo?
- They care about people. We dont't have to work to eat.
And I realize that It's time to think about what's happening in America, if in Russia they are less caring about their people... trouble trouble trouble"

Obs: Desculpem os erros na transcrição, mas eu fiquei muito impressionado com a clareza da palestrante, nunca vi ninguém defender que o governo cuide menos das pessoas no Brasil e nem consigo imaginar essa pessoa sendo aplaudida.
Obs2: Eu ainda vou comprar um microfone pra gravar as reuniões de AsquintaS e lançar o nosso Podcast.
André

Viva

Este Blog agora esta linkado no Blog do Claudio Shikida "Gosto Não se Discute", minha leitura diária. Estou feliz, alegre e contente.

sexta-feira, janeiro 13, 2006

2- A Metamorfose


Este livro de Fran kafka é o segudo do ano, referente a segunda semana do ano, é um livro legal, curto e agradável.
Apesar de ter gostado acho que ainda não estou em condiçoes de ler kafka, pois as críticas a ele que li, o tratavam como excelente autor e eu só achei legal.
Eu acho que ainda estou mais pra romances lights tipo (Dan Bronw ou Harry Potter) do que profundos (como Garcia Marquez, né Boxel). Mas isso é uma questão de pratica eu também só curtia os filmes lights antigamente...
No mais é aquilo mesmo.

“Certa Manhã, quando Gregor Samsa abriu os olhos, após um sono inquieto, viu-se transformado num monstruoso inseto."

quinta-feira, janeiro 12, 2006

O Crescimento da Bahia

Recentemente eu vi uma propaganda do governo do estado afirmando que a Bahia está crescendo o dobro do Brasil, ela me levantou um antigo questionamento que eu tinha, qual a influencia do partido no governo sobre o crescimento estadual, será que existem partidos mais eficientes que outros, ou mesmo um trade-off entre PIB e IDH
Ainda não consegui responder as perguntas a que me propus, mas pude analisar o crescimento econômico da Bahia nos últimos anos, escolhi o período de 90 a 02, pela disponibilidade de dados de todos os estados e pela Bahia ter sido governada por governadores carlistas.
A Bahia teve um crescimento acumulado entre 1990 a 2002 de 37,7%, sendo o crescimento acumulado do Brasil de 34,1% e do nordeste de 40,9%.
Dentre os 27 entes federativos o que mais cresceu no período foi o Tocantins com 123,4% e o que menos cresceu foi São Paulo 17,9%. A mediana entres eles (o décimo-quarto colocado) é o Maranhão com 42,6%, a Bahia ficou em décimo-sexto lugar com seus 37,7%.

É uma grande novidade a Bahia crescer o dobro do Brasil, mas este crescimento não deve ser amputado a 'competência' do governo estadual, já que historicamente ela não foi tão 'competente' assim.

Os dados estão disponiveis no IpeaData.

Ano novo, Livros novos


Algumas pessoas me perguntaram quanto à promessas de ano novo, eu não tinha nenhuma mas decidi estabelecer uma, tentar ler um livro por semana. Parece bobo, mas postando aqui eu tenho um incentivo social (tá no livro isso, hehehehe) pra cumprir minha meta.
Vamos ver quanto tempo eu consigo me manter nesse ritmo, ano passado eu tentei mas só durei 5 cinco semanas, este ano quero chegar a umas 10 semanas.

Na primeira semana de janeiro o escolhido Freakonomics, que ganhei de natal, muito bom livro, uma espécie de “teoria microeconômica aplica” mas é legal, muito legal, cheio de informações e métodos úteis.
Baseado em algumas idéias fundamentais:
- Incentivos são a pedra de toque da vida moderna (existem 3 tipos de incentivos, econômicos, morais e sociais)
- A sabedoria convencional costuma ser mal fudamentada
- Causas distantes e até mesmo sutis podem provocar efeitos drásticos (é o famoso efeito borboleta)
- Especialistas usam suas informações privilegiadas em beneficio próprio
- Saber medir e como medir faz o mundo parecer muito menos complicado.

A partir dessa idéia Levitt chega a várias conclusões em seus estudos;
Corretores de imóveis agem em beneficio próprio, lutadores de sumo profissionais combinam lutas, a grande maioria dos traficantes mora com as mães, mais da metade da queda da criminalidade nos EUA na década de 90 se deve a legalização do aborto, o que faz um pai perfeito, qual a influencia do nome de uma pessoa em sua vida e quais serão os nomes mais populares daqui a dez anos.
Resumindo é um ótimo livro

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Mais um Blog Legal

Não sei se repararam, mais a coluninha da esquerda soh faz crescer soh. O mais novo indicado é André Lopes com a piadinha que copei daqui

Lula é um Despreparado

As preparadas são as meninas que, por delicado pudor, evitam o vulgar contorno das calcinhas na calças justas, com o radical recurso de não usá-las.

O resto é preconceito.

Picuinha não é Exclusividade da Esquerda

Tá achando que esse negocio de duas pessoas com opiniões parecidíssimas ficarem trocando ofensas pessoais é coisa da esquerda, coisa de movimento social, hehehhehe é porque você ainda não viu a nata dos neo-conservadores brasileiros batendo boca por escrito.
Janer Cristaldo escreveu isso, e ouviu como resposta isso, isso e isso.
Reinaldo Azevedo gosta do Serra, já o João Mauad prefere o Alckmin

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Um Ano de Vida

No dia 20 de janeiro este blog completa um aninho de vida, viva!!

É o Mercado se Espalhando para Todos os Lugares

Álibi para inglês dar uma escapada sem riscos
http://oglobo.globo.com/jornal/Economia/145949768.asp

A mentira tem pernas curtas, mas uma mãozinha profissional pode garantir passos mais seguros. Sucesso na Alemanha, as agências de álibi chegam à Grã-Bretanha nos próximos meses, com a garantia de desculpas e histórias infalíveis para a clientela disposta a disfarçar escapadas conjugais ou justificar um dia enforcado no trabalho sem suar ou levantar muitas suspeitas. Pelo menos duas empresas, a Perfect Alibi e Alibi Agent, já iniciaram sua expansão para um mercado promissor e especializado em dar ares de verdade a desculpas apresentadas por parceiros e parceiras: pesquisas recentes mostram que quatro entre dez britânicos admitem trair ou ter traído a outra metade.

O link origianl parece não estar funcionando mas eu copiei daqui
Andre luiz greve pereira

Temas para Monografia

Eu tenho vários temas pra minha monografia (em outras palavras, eu não tenha tema algum) e ai estão algumas idéias:

1- Economia da Felicidade (tendo como base o segundo capitulo do livro do Gianetti e uma monografia já publicada lá na FCE-UFBA)
2- Diferentes licenças de Propriedade Intelectual, (Copyleft, Creative Commons, etc..) como em alguns casos se tornou importante abrir mão de alguns direitos e até que ponto esses direitos devem se garantidos a priori
3- Alguma aplicação da Teoria da Escolha Pública
4- A relação entre um municipio ser oposiçao ou não ao governador e ao presidente e suas taxas de crescimento (PIB, IDH, etc..)
5- Levantar um histórico das utilizações do homuns economico na explicação de fenomenos fora da economia, no Brasil.
É impressionante como isso é mal visto segue trecho de artigo publicado na Revista Brasileira de Ciências Sociais

"A emergência da teoria da escolha racional no curso dos anos 1980 é portanto surpreendente e revolucionária, pois ela nada mais é do que a invasão do homem econômico. Representa o último assalto imperialista da economia na Sociologia: a subordinação do homo sociologicus ao homo economicus."

Por enquanto o tema mais provável é o numero 4

quarta-feira, janeiro 04, 2006

A Síntese do Pensamento Conservador

Muita gente não entende o neo-consevadorismo, na verdade eu não conheço ninguem que o comprenda direito, mas se alguém quiser um resumo, basta ler este texto do Olavo:

Para restaurar uma política conservadora no Brasil há seis condições indispensáveis

terça-feira, janeiro 03, 2006

Livros falados

Sim, eles existem, estão disponiveis, e não precisa ser cego pra ouvir não (quem lembra desse episódio de Seinfeld), tem vários livros do vestibular, o link é esse.
Só tem um pequeno probleminha os arquivos estão no formato .rm e eu não conheço (ainda) um player gratuito compatível.

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Marketing Político na Net

O que anda rolando de briga política na internet não é brincadeira, orkut, blogs, sites fora do ar, foruns de discussão, listas de emails, tudo virou espaço para picuinhas politicas.
Algumas briguinhas são normais, de gente que dá palpites eventualmente como eu, outras profissionais de gente que trabalha com isso diariamente. Mas Marketing na internet é assim mesmo, fica díficil a gente perceber se a opinião das pessoas é verdadeira ou não.
Os links são esse, esse e esse.