quinta-feira, janeiro 12, 2006

O Crescimento da Bahia

Recentemente eu vi uma propaganda do governo do estado afirmando que a Bahia está crescendo o dobro do Brasil, ela me levantou um antigo questionamento que eu tinha, qual a influencia do partido no governo sobre o crescimento estadual, será que existem partidos mais eficientes que outros, ou mesmo um trade-off entre PIB e IDH
Ainda não consegui responder as perguntas a que me propus, mas pude analisar o crescimento econômico da Bahia nos últimos anos, escolhi o período de 90 a 02, pela disponibilidade de dados de todos os estados e pela Bahia ter sido governada por governadores carlistas.
A Bahia teve um crescimento acumulado entre 1990 a 2002 de 37,7%, sendo o crescimento acumulado do Brasil de 34,1% e do nordeste de 40,9%.
Dentre os 27 entes federativos o que mais cresceu no período foi o Tocantins com 123,4% e o que menos cresceu foi São Paulo 17,9%. A mediana entres eles (o décimo-quarto colocado) é o Maranhão com 42,6%, a Bahia ficou em décimo-sexto lugar com seus 37,7%.

É uma grande novidade a Bahia crescer o dobro do Brasil, mas este crescimento não deve ser amputado a 'competência' do governo estadual, já que historicamente ela não foi tão 'competente' assim.

Os dados estão disponiveis no IpeaData.

2 comentários:

Unknown disse...

Guillermo me fez um comentário interessante, talvez se olharmo o PNB baiano esse crescimento distorcido desapareça, mas eu não achei dados sobre o PNB.
andre

Unknown disse...

Outro dado interessante, entre 94 e 98, quando Paulo Souto governou a Bahia pela primeira vez, a Bhaia cresceu 9,41% enquanto o Brasil cresceu 10,64% no mesmo período.