quarta-feira, agosto 31, 2005

Vamos caracterizar as religiões

Segue copia desta discussão, na lista de emails.

Daniel,

Seja bem vindo ao grupo, reintero o convite, que boxel já deve ter feito, pra voce participar também das reuniões presenciais, elas tem sido bastante animadas.

Pois bem, essa minha ideia de caracterizar a religião parte da ideia de que outros fatores, que não religiões tradicionais, tem todas as suas caracteristicas. A partir dai poderiamos classifica-las de religões laicas, ou modernas, etc...
O exemplo base, para comparação foi a minha (e talvez de boxel tb) crença no petismo/lulismo (como religião mesmo) durante o ano de 2002.

De fato, a segunda causa que enumerei não é valida.
Tinha pensado não em contribuição financeira, mas na pessoa divulgar a causa, contudo existem exemplos de crentes (como os judeus, os primeiros cristãos, a inquisição) que eram obrigado a negar suas crenças em público. Também tem aquela historia (original de Kant e usada por Sartre) de que o homem ao se escolher, escolhe o mundo todo a sua semelhança.

Concordo com o primeiro ponto que daniel levantou, o fato de toda religão tem se não um mestre, vários mestres, ou pessoas que personifiquem a religião.
O segundo ponto, ao meu ver, já esta incluso no primeiro principio enumerado: "Ter dogmas não comprovados cientificamente"

Então é isso.
Te mais pra vcs, seja bem vindo daniel, e só
andre


Andre,
Meu nome é Daniel, sou amigo de Rodrigo. Ele que me chamou pra participar do grupo. Minha primeira mensagem é essa!
Respondendo ao assunto levantado, tenho que descordar um pouco desse seu segundo ítem, pois acho que existem religiões que não cobram nada dos seus integrantes. E sugeriria uma outra coisa: Seria bom se levassemos em consideração a origem do nome religião e o que ele representa(Religião vem de Religare = religação, o que dá a idéia de se ligar de novo a algo ao qual já se foi ligado em algum momento, portanto, religação do homem a sua origem causal) pelo menos é assim q interpreto tal palavra e a finalidade de tal instituição.
Acrescentaria também alguns novos ítens aos que vc já iniciou, tais como:
* acho que todas ou praticamente todas as religiões têm um certo guia ou mestre.
* todas têm seus dogmas e crenças baseados em algo sobrenatural ao qual a maioria chama de Deus.
Além disso, sugeriria algumas das maiores, mais difundidas e mais importantes religiões do mundo tais como Hare Krishna, Budismo, Jainismo, Zoroastrismo, Islamismo, Brahmanismo(não é a religião da cerveja!uahhuahua!!), Cristianismo(é lógico) e Judaismo para serem estudadas.

Nenhum comentário: