segunda-feira, agosto 22, 2005

Jogada de Mestre...

Enquanto o país relembra atento o movimento "Caras Pintadas", que depôs o presidente Fernado Collor, na iminência de rever seus pequenos rebeldes entrarem novamente em cena para decidir a vida do encurralado Luiz Inácio, o PCdoB dá um golpe de mestre. Antes que alguém incitasse aquela juventude pouco crítica do "Fora Collor" contra o governo, eles anunciam que os caras pintadas já estão nas ruas(!): mas, a favor do governo.
Os cartazes que estão nos ambientes acadêmicos já defendem uma série de pontos pouco específicos e nada claros, como "averiguação das denúncias até o fim", e declaram que o movimento tem crescido a cada dia. É evidente que eles não pretendem que passe destes pontos inócuos: apoiados ou mesmo despersonalizados pela articulação do governo Lula, além de literalemnte financiados - o governo tem pago os custos destas manifestações lideradas pela UNE - estão mesmo é se apropriando de um símbolo de caráter público que poderia ser útil a movimentos que desejassem depor o presidente. Coisa muito prouco provável, tendo em vista que o contingente envolvido na faixa etária que moveu o antigo movimento ainda não sabe o que foi que aconteceu com o governo do PT. E se sabem, continuam defendendo a idéia que isso é na verdade um golpe da direita.
Agora vai a pergunta: esse movimento de "Caras Pintadas" é de uma juventude que apoia o governo, ou é do próprio governo? Porque, indicativos para esta segunda hipótese não nos faltam. Primeiro, a UNE é dirigida pela plataforma jovem do PCdoB, partido este que apoia o governo. Segundo, os movimentos estão sendo deliberadamente pagos pelo governo, que todos sabem não anda bem das pernas. Terceiro, as diretrizes da manifestação não defendem nada que o próprio Lula, em suas aparições e discursos vazios na televisão.
Um tópico de um texto do site (www.une.org.br):
"Reivindicações, proposta de reforma política e apoio ao Presidente Lula"
E esta chamada:
"Por que a UNE está sendo atacada? As elites, com o apoio de setores da imprensa, desenvolvem uma campanha para desqualificar a posição política da UNE".
Ora, isso é uma reivindicação? Me respondam?
Pois então: nada mais inteligente do se apropriar da bandeira de um grupo que poderia lhe prejudicar, não é mesmo?
A partir de agora, se vocês ouvirem alguma propaganda do PSDB, PFL ou outros de oposição na mesma linha política, não estranhem: deve ser o Duda Mendonça juntando os cacos de um sonho fracassado.

Rodrigo Lessa

Nenhum comentário: