quinta-feira, agosto 25, 2005

"O Existencialismo Socialista"

Se você conversar um pouco com um socialista e disser a ele que o socialismo não é a melhor opção de regime político-econômico, porque não deu certo nas experiências anteriores, ele provavelmente vai te dizer: "mas a experiência socialista nunca existiu!"
E até certo ponto, ele está certo. A noção de socialismo carrega um nível de utopia intrínseco à sua definição: é um regime que dá certo. Se não dá certo, não é socialismo.

Porém, o liberalismo também nasceu num claro tom de certeza de seu sucesso, embora no sentido que o livre mercado solucionaria todos os problemas sociais e econômicos com base na sua reorganização natural.
Ora, se o que os liberalistas projetaram em termos de regime político não se concretizou, o liberalismo, tal como o neoliberalismo, nunca existiram também.

O que é que nós estamos criticando então?

Do lado de cá, eu prefiro mesmo é criticar os dois. Os dois existiram, foram um fracasso em comparação com o que sua bases teóricas postularam e ponto. Resta saber se estamos dispostos a reconhecer o que há de melhor em cada um. Mas do jeito que as coisas andam...não andam.

Rodrigo Lessa

2 comentários:

Unknown disse...

Essa comparação é otima né.
eu fico pensando qual seria o acontecimento que mudaria a opinião dessas pessoas, cheguei a conclusão de que nenhum.
Como diria um coleguinha meu marxista "nao se pode culpar os cristãos pelos crimes da igreja"
Pra mim se trata de fé.
andre

Anônimo disse...

Peraí.....

"O socialismo existiu e ponto", é o que você diz taxativamente no texto. De que socialismo você está falando? Do marxista? Ah, tá......

Sim, porque há socialismos e socialismos. O marxismo é apenas UMA das inúmeras variedades de socialismo que o homem foi construindo desde o Período Neolítico. O que se chama de "marxismo" é uma doutrina que interpreta o socialismo segundo a visão de Karl Marx.

Posso citar, por exemplo, o comunalismo dos caçadores-coletores pré-históricos, da civilização pré-feminista que existiu na extinta cidade Çatal Huyuk na Anatólia (Turquia), dos cristãos primitivos, dos cátaros, dos anarquistas socialistas da Comuna de Paris, do Maio de 68, dos hippies de San Francisco, dos habitantes da atual cidade de Christiania na Dinamarca,........

Ufaaaa.....

Você não pode falar em socialismo como se existisse um só. Existem outros, são vários, e enquanto houver seres humanos no planeta, continuarão havendo.

Lamento te dizer isso, mas criar utopias faz parte da natureza humana. É um fato, apenas aprenda a conviver com isso...

E aí, o que me diz? Estou aberto a debate...