quarta-feira, agosto 24, 2005

O Pos-modernismo: O fim das grandes narrativas.

Adianto aqui minha opiniões a partir da leitura dos resumos elaborados por boxel.

Pra mim todas as analises dos autores estão corretas contudo elas não mais se aplicam aos dias de hoje. Hoje a religião não tem mais a responsabilidade de manter a coesão social que tinha nas sociedades pré-capitalistas.

No capitalismo vimos o crescimento das religiões laicas modernas; o marxismo e suas variantes, a psicologia, os fascismo, a crença na ciência, o nacionalismo, o hedonismo, e (a grande vitoriosa até o momento) democracia liberal.

Contudo a democracia liberal hoje implantada em quase todo o mundo ocidental, seria uma religião as avessa, pois não tem praticamente nenhuma verdade absoluta, mas parte do pressuposto que diversas teses podem ser verdadeiras ao mesmo tempo.

Conseqüentemente se cria um ambiente em que as diferentes crenças religiosas se multiplicam (são 4 mil novas todo ano), um ambiente no qual cada vez mais as pessoas se identificam em tribos (os clãs modernos, no qual dentro deles si, podemos ter verdades absolutas)

Neste capitalismo informacional todas as crenças estão disponíveis para sua escolha e não é necessário escolher só uma, pode escolher várias. A miscigenação religiosa antes exclusividade Bahia hoje corre o mundo.

Pois é amiguinho, escolha sua tribo.

“Marx morreu, Freud também e eu não estou me sentindo bem” slogan pós-moderno

Nenhum comentário: