terça-feira, dezembro 19, 2006

Encontro da ANPEC

Alguns Bons Trabalhos no encontro da ANPEC

A CONTRIBUIÇÃO DO CRÉDITO BANCÁRIO E DO CAPITAL HUMANO NO CRESCIMENTO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: UMA AVALIAÇÃO EM PAINÉIS DE DADOS DINÂMICOS

Darlan Christiano Kroth; Joilson Dias
O primeiro trabalho que assisti foi do Darlan da UEM-PR, vejam ele na foto, com o qual fiquei amigo e conversei bastante durante todo o encontro. Achei o trabalho muito interessante pois nele se busca explicar o crescimento das cidades brasileiras a partir de dois leques de variáveis; o crédito bancário e o capital humano. Na minha monografia pretendo testar a significância estatística das transferências voluntárias no índice de crescimento das cidades baianas e este artigo me deu uma boa noção de como fazer.

ANÁLISE TEÓRICA E EMPÍRICA DOS DETERMINANTES DE CORRUPÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Breno Emerenciano Albuquerque; Francisco S. Ramos
Esse trabalho do pessoal da UFPE gostei muito, pela forma como foi apresentado (é impressionante como muitos economistas não sabem mexer no Power Point, mas este sabia.) e principalmente, pela boa idéia de utilizar a base de dados da AGU que seleciona aleatoriamente as contas municipais e verifica com pente fino as irregularidades.

POBREZA MULTIDIMENSIONAL NO BRASIL

Mirela de Carvalho Pereira da Silva; Ricardo Paes de Barros
Neste trabalho o Ricardo Paes de Barros do IPEA questiona a metodologia utilizada por Amartya Sen, pois esta não pode ser utilizada para media o grau de pobreza de uma família e propõe outra metodologia


PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA NO BRASIL: IMPACTOS SOBRE A DESIGUALDADE

Fabio Veras Soares; Sergei Soares; Marcelo Medeiros; Rafael G. Osório
Este artigo do pessoal do IPEA foi apresentado com o enfoque não na pobreza mas na desigualdade, demonstrando como alguns programas de transferência de renda e políticas públicas modificam a desigualdade no Brasil, tendo como referência o índice de Gini. É interessante notar a alta focalização obtida pelo bolsa-familia e perceber que enquanto as aposentadorias até um salário mínimo tendem a reduzir a desigualdade às de mais de um S.M tendem a aumentar a desigualdade.

Nenhum comentário: