quinta-feira, dezembro 15, 2005

Reunião Domingo

Vai rolar a festa... então amiguinhos reunião domingo, no mesmo bat-horario e canal, pra falar de Democracia, suas limitaçoes, da Teoria da Escolha Pública e definirmos um programa de leitura para as fárias, sugestões... Eu já tenho duas:


O Último Homem e o Fim da História
de Francis Fukuyama, outro link aqui.

Amor Líquido de Zygmunt Bauman

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Textos

Texto que escrevi recentemente:
Teoria da Escolha Pública e Orçamento Participativo

E dois antigos:
Copyleft Além dos Software Livres

Copyright X Copyleft: Uma Análise Marxista da Indústria de Software



Segue um citação em homenagem a Teoria da Escolha Pública

"Se você gasta seu próprio dinheiro em você mesmo, você estará muito preocupado com o total de seus gastos e a maneira como é utilizado. Se você gasta seu dinheiro em outrem, você ainda estará muito preocupado com o montante dos gastos, mas menos preocupado com a maneira como é usado. Se você usa dinheiro alheio em seu próprio benefício, você não estará tão preocupado com a quantia gasta, mas estará preocupado com a forma de gastá-lo. Mas se você gasta dinheiro alheio em outras pessoas, você não se preocupará muito com o total dos gastos e nem com a maneira de gastá-lo." Milton Friedman

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Hedonismo é Vinicius de Moraes


Hedonismo mesmo é Vinicius e sua vida, poucas colocaram em pratica este valor como objetivo de vida. O que também não necessariamente leva a felicidade, mas leva a uma vida intensa, suas 9 esposas que o digam.

A Culpa é do Capitalismo


Não foram poucas as vezes que vi uma pergunta da platéia constranger um palestrante que não deveria se sentir constrangido por isso.
Foi no seminário Industrias Culturais, após a palestra do chefe da Central do Carnaval, alguém perguntou a ele para dissertar sobre o racismo e as desigualdades do carnaval. Uma pergunta que tinha como objetivo constranger o palestrante e que foi recebida com uma salva de palmas pela platéia.
Nos dias de hoje demonstrar um caso de sucesso pessoal é reacionário, legal mesmo é mostrar um caso de fracasso (bastante aplaudido) de um "poeta/escritor/compositor" que quer ajuda do governo como solução para seu fracasso.

Mas sim, a resposta que ele deu foi horrível, chamou a pergunta de discurso negativista. Vamos ao que interessa, qual deveria ter sido a resposta do reacionário de plantão, o chefe da Central do Carnaval no caso.
Bastava explicar ao sujeito que ele não liga a mínima pra isso, que o negocio dele é ganhar dinheiro, cash, money. Que se tem desigualdade e racismo no carnaval, não venham reclamar com ele.
Ele deveria explicar também que é exatamente para isso que existem os políticos, e se ele quer mudar as regras do jogo (do capitalismo) que ele se filie a um partido de esquerda, que vá reclamar do prefeito, do governador e do presidente.
Porque as regras como estão colocadas (o capitalismo do jeito que está) o obriga a buscar quase que exclusivamente o lucro, que ele só vai mudar de comportamento se as regras do jogo mudarem.

Se tivéssemos um marxista ortodoxo seria ótimo para explicar a todos que a luta política na se dá pelo convencimento ou constrangimento de palestrantes, mas pela expropriação deles, pela luta política, pela união do proletariado, blá blá blá...
Na pratica isso só afasta esses palestrantes, lembra Boxel daquele cara da Propeg que falou na Facom, você acha que ele volta lá algum dia? Hahahhahahha

Enquanto isso...

Seguindo minha campanha, 'A Direita Também é Cultura', segue trecho de texto do Olavo de Carvalho sobre o Bush

"Em terceiro lugar, George W. Bush, para a mídia brasileira, é o supra-sumo do direitismo, é o reacionarismo encarnado. Quando conto isso para os americanos, eles riem. Até velhinhos com Alzheimer sabem que o presidente caiu porque desagradou aos conservadores. Primeiro, deu moleza aos imigrantes ilegais. Segundo, gastou mais dinheiro estatal do que Lyndon B. Johnson, antes tido como o campeão do desperdício. Terceiro, não fez absolutamente nada para divulgar entre o povo a estratégia e as razões da guerra do Iraque. Sua omissão, nesse ponto, chega a ser suicida. Imbuído de desprezo inexplicável pelos seus relações-públicas e de uma confiança quase mística na idéia de que os fatos falam por si, Bush é o pior propagandista de si mesmo que já ocupou a presidência dos EUA."

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Lula: "Agora só falta você!"


Dirceuzinho foi embora, xau Dirceuzinho.
Quem viu o documentário Entreatos, sobre a campanha presidencial do Lula, lembra da reuniões do núcleo duro da campanha, estavam presentes O Lula, Dirceu, Palloci, Gushiken e o Duda Mendonça.
Destas figurinhas, Por quem voce botaria a mão no fogo? hahahhahaha. Mas, sim, como cada um já se deu tão mal, que não devem nem ter assento nas proximas reuniões do núcleo do PT, pois sujariam a imagem do partido. Minto, todo mundo não, falta o Lula, como naquela musiquinha eu canto, "agora só falta você"
Ah sim, sem um adiministrador como o Dirceu, sem um marketeiro como o Duda e sem um arrecadador como o Delúbio, ai sim eu quero ver... hahahahha
Ah, agora que eu cansei das minha prórpias piadinhas, só lembrando, a reunião de domingo (4/12) foi adiada pro próximo domingo (11/12).
Ah, vai rolar segunda e terça um seminário massa sobre industrias criativas com Rubens Ricupero e Carlos Lessa, inscriçoes no www.flem.org.br
Ah, vcs sabem por que o aeroporto de Salvador tem "deputado" no meio do nome? É porque senão a sigla ia ficar assim, ALEM.
Té mais pra vcs, André