segunda-feira, setembro 26, 2005

Reunião domingo

Segue mais uma participação minha em listas alheias, dando palpite na vida dos outros. Esse email foi uma resposta a um colega (que não conheço) que falava sobre como a classe que ele ensinava, defendia o capitalismo e não compreendia a 'real' natureza do sistema.
Um abraço, pra vcs, a proxima reunião vai ser esse domingo agora.


Caro Daniel e amiguinhos da lista,

Acho muito bacana sua iniciativa de ensinar num cursinho comunitário, mas discordo em gênero, numero e grau das aulas de ideologia que você profere.

Poderia responder as suas afirmações sobre, liberdade, democracia, Cuba, etc..., e posso se assim preferir, mas pretendo questionar o fato de ensinar ideologia em sala de aula.
Por mais que se faça um debate em sala de aula, as opiniões do professor sempre prevalecem, e estas opiniões acabam como ensinamentos a serem aprendidos pelos alunos. A hierarquia, professor x aluno, a assimetria de informação, a preparação para a aula, o vídeo escolhido para o debate, etc... influenciam para que as opiniões do professor sejam aprendidas como fatos e não como opiniões.

Caro Daniel, ensinar determinismo para jovens é coisa feia, rapaz. No mínimo é antidemocrática, ao supor uma única verdade e não várias verdades e um processo dialético de debates para se chegar às decisões governamentais.

Todos os professores de história e geografia que tive na infância foram de esquerda, eu mesmo já dei aulas e fiz campanha em sala de aula. Compreendo o que você está fazendo, mas discordo em gênero, numero e grau.

Um abraço,
André Greve Pereira

Nenhum comentário: