quarta-feira, novembro 30, 2005

Fala... Antonio Negri



O Negri, o chefão dos neo-marxistas da reunião passada, escreve cachos de livros o mais novo dele é o seguinte:

Título: Glob(AL) - Biopoder e a luta em uma América Latina globalizada
Autores: Antonio Negri e Giuseppe Cocco
Editora Record

segue duas frases dele que copiei daqui

'Para eles, qualquer pressão moralista, mesmo quando tendo origem no próprio PT, é reacionária. Por quê? “Porque o moralismo veicula apenas a verdade do poder, ou seja, a idéia (falsa) de que o poder pode não ser corrupto. Na realidade, o poder é sempre corrupto, pois é fruto da corrupção da democracia, de sua limitação, de sua despotencialização, ou seja, da redução da potência de muitos ao poder de poucos.”'

'Para Negri e Cocco, o problema da corrupção está mal colocado. “A questão que a crise política do governo Lula coloca é outra. Nela explicita-se que a democracia representativa é uma limitação da democracia.” A saída, argumentam, seria a radicalização democrática.'

Obviamente eles não explicam oq sera a "radicalização democrática", eu espero ansioso que alguem algum dia me explique.
andre

segunda-feira, novembro 28, 2005

domingo, novembro 27, 2005

Lavoura Arcaica e Virgens Suicidas


Vi esses dois filmes recentemente, ambos com a mesma temática: conflito familiares entre pai(s) e filhos, conflito entre a tradição e a liberdade, etc...
Dois bons filmes, compentes e tudo mais, o que me lembrou que segundo Contardo Calligaris, a relação de conflitos entre pais e filhos se dá simbolicamente (discussões) quando a relação entre os dois é real (um respeita e considera o outro como deveria) e os conflitos se tornam reais (como nos 2 filmes) quando a relação entre os dois se torna meramente simbólica (não uma relação paterna ou materna, mas uma relção entre opressor e oprimido)
Não sei se consegui ser claro, mas não faz mal.

Proxima reunião domingo, lá em casa, lá pelas 17-18horas, tendo como tema central os limites da democracia.

segunda-feira, novembro 21, 2005

Tema: os limites da democracia

Depois da discussão anterior chegamos as duas correntes mais populares atualmente:
1- Os marxistas heterodoxos e gramicianos, representados no Brasil por PSOl, PCdoB e PT
2- Os neo-conservadores norte-americanos, uma corrente hegeliana de direita sintetizada pelo Fukuyama.

A grande divergencia, entre as duas, é sobre as limitações, ou não, da democracia liberal.
Ela é o melhor metodo de representar a votade da população?
Existe um sistema melhor?
O que deveria mudar nela?

Acho que esse deveria ser o tema da proxima reunião
André

quinta-feira, novembro 10, 2005

Piada só não basta. E ainda estraga.


Recém estreado, o filme Cidade Baixa tem a direção de Sérgio Machado e conta com a atuação dos eminentes Wagner Moura e Lázaro Ramos, além da atriz Alice Braga. Conta a estória de um triângulo amoroso marcado pelo conflito entre os então amigos “Naldinho” e “Deco”, além da dura vida da prostituta “Karinna”, vida essa que se complica mais ainda com a nova e conturbada relação. Mas é só isso.
Na minha opinião, o que matou o filme foi a indecisão do diretor sobre realizar um drama ou uma comédia. Quem presta alguma atenção nas peças de teatro existentes em Salvador já conferiu que algumas delas se embriagam com a forma debochada que o baiano tem de falar, carregando em palavrões e exagerando na linguagem para causar um riso generalizado. E foi exatamente isso que o diretor tentou realizar no começo de filme: exagerou na piada na abertura embora tenha praticamente excluído ela no momento em que o drama começa a tomar forma na introspecção imaginativa do personagem Deco.
Resultado: uma comédia hilariante no começo do filme que pretende assumir um papel importante na aproximação dos personagens com a característica debochada do baiano, mas que rouba a cena da trama e impede que esta tome a forma poético-dramática que envolve a verdadeira proposta do filme. Este viés é tão forte que, mesmo distribuído ao longo da estória, tornaria a desconfigurar o foco principal: a forte crise do triângulo amoroso, marcada por traições e declarações de afeto um tanto trágicas.
Por fim, este aspecto dramático do filme também não guarda grande conteúdo, tornando o desenvolvimento dos fatos um tanto previsíveis e indignos da riqueza do contexto de criação – indivíduos do mais baixo escalão de reconhecimento social travando uma rica relação amorosa no mais insalubre ambiente sob a perspectiva moral, convivendo num ambiente de grande riqueza histórica.
Apesar de tudo, Cidade Baixa é realmente engraçado em diversos trechos, guarda imagens belíssimas da Cidade Baixa e da população que a freqüenta. As imagens que acompanham o letreiro no fim do filme, feitas na livre iniciativa de acompanhar o cotidiano real dos transeuntes, atestam a similitude destas imagens com as que acompanham a atuação dos personagens, tornando a caracterização do contexto do filme extremamente real.

Rodrigo Lessa

A França e sua Política Imigratória


Todos devem ter visto nos jornais as revoltas na França, mas poucos questionaram quais as razões destas revoltas, eu vou dar a minha opinião quanto a isso.

Pra mim as causas destas revoltas são as frouxas leis anti-imigração francesas (e européias) combinados com governos frouxos na execução das mesmas leis. Em outras palavras, o multiculturalismo francês (e europeu) não deu certo e a culpa é da esquerda francesa (e européia) que foram os grandes patrocinadores destas políticas.

Quem são os revoltosos? Quem os criou?
Foi o capitalismo francês que criou os revoltosos (e a culpa seria da direita que quer reduzir o estado do bem estar social) ou foram às imigrações que criaram os revoltosos (e a culpa seria da esquerda que patrocinou sua vinda)?

A pergunta que fiz é retórica, os revoltosos são em geral imigrantes e filhos de imigrantes.
Estas revoltas mostram a falência da diversidade cultural como política imigratória, a nível não apenas francês, mas europeu.
Este fracasso é visível também na Inglaterra, na qual filhos de imigrantes supostamente integrados ao sistema, realizaram atentados terroristas, deu pra perceber que eles não estavam bem integrados né.

Eu compreendo o coração mole da esquerda francesa em achar bacana ajudar um imigrante aqui e outro acolá, contudo não existe forma mais cara de se combater a pobreza a nível mundial do que convidar estrangeiros para virem a seu país.
Nesta sociedade, para se viver bem são necessários uns (sei lá) Mil Euros mensais, como os caras não ganham os tais Mil Euros mensais, o
resultado é exclusão social, desemprego... e possivelmente revolta.

É impossível um país integrar levas constantes de imigrantes ainda mais quando estes não desejam se integrar à sociedade e preferem viver sobre os “seus costumes” em verdadeiros guetos. Eles não vieram para se integrar ao estado Francês, mas para usufruir e modificá-lo.

Claro que a esquerda francesa não reconhece o erro, e aproveita para jogar a culpa no governo atual, ela propõe que sejam feitas concessões aos “lideres incendiários”, entre as concessões está em ser mais condescendente com os imigrantes ilegais. Nada melhor que usar a causa do problema como remédio.
Afinal, todo sabemos que a culpa desta revoltada toda é do Bush, que não devia ter invadido o Iraque.
André

terça-feira, novembro 08, 2005

Contardo Calligaris

Oito normas de conduta cotidiana para o cidadão moderno
por Contardo Calligaris*

1. Você pode escolher entre ficar em casa ou pegar a estrada e, sem dúvida, faz e fará um pouco dos dois. Mas, quando estiver em casa, tente não sonhar com a estrada e, quando estiver na estrada, tente não lamentar o calor do lar. Vivemos de sonhos e de nostalgias: é necessário cuidar para que essa alternância não nos mantenha constantemente afastados do momento presente.

2. Quando alguém pedir esmola ou ajuda, dê (na medida de seu possível) o que está sendo pedido. Não tente moldar o desejo de quem pede, oferecendo pão e leite em vez do trocado. A humanidade dos mais desprovidos se refugia e resiste justamente na capacidade de continuar desejando o supérfluo.

3. Todos os pedidos podem ser recusados, mas devem ser, ao menos, reconhecidos. Portanto é proibido recusar sem falar.

4. Trate como íntimo só quem poderia sem riscos lhe devolver a mesma cordialidade.

5. Caso você pretenda mudar o mundo, lembre-se de que, provavelmente, você não está à altura do mundo mudado segundo seu desejo. Se pretende transformar seu parceiro ou sua parceira, lembre-se de que você, provavelmente, não está à altura do parceiro ou parceira assim transformados. Quem quer mudar as coisas facilmente esquece de contar-se entre os itens a serem mudados.

6. Qual é a melhor viagem: visitar as capitais européias num ¿tour¿ de 15 dias ou passar duas semanas numa cidade só e conhecê-la um pouco? É mais interessante manter um casamento complicado do que multiplicar as ou os amantes. O mesmo vale para os amigos e relações em geral.

7. Uma vez por semana, durante uma hora, sente-se numa esquina de sua cidade e contemple os passantes. Tente imaginar a variedade das vidas, a dignidade de todas. Se você tem filhos, faça o exercício duas vezes por semana: será de grande ajuda para aceitar que a vida deles vale a pena, mesmo se não corresponde em nada aos seus sonhos.

8. Considere como verdade absoluta que é possível ter uma vida boa e justa sem acreditar numa verdade absoluta.

*publicado originalmente no suplemento ¿Mais!¿, da Folha de S.Paulo, de 13/10/2002.

segunda-feira, novembro 07, 2005

Mulher paga mais

Lá vou eu na minha campanha contra o politicamente correto, ou melhor contra oq ainda não é politicamente correto, mas pode se tornar. hahahahhaha
Primeiro foi aquele campanha digital contra o Orkut promovida por um petista-mor, hahahahah, "Manifesto Desorkut-se Já", hahahahahhaha
Agora eu acabei de ler na revista TPM na parte de Protesto (elas tem uma seção para isso??) o seguinte texto Mulher paga mais (e pega menos)
A polêmica é quanto as boates gays que cobram mais das mulheres para entrarem, me digam o que as feministas diriam disso? hahahhahahah

A proxima reunião fica pra esse domingo a oito, tendo como tema o "materialismo histórico". A leitura básica é o Manifesto Comunista de Marx e Engels.

sábado, novembro 05, 2005

Movies

Teho discutido muito isso ultimamente, publico aqui meu Top5 de filminhos
1- Os Bons Companheiros (Scorcese)
2- Dr. Fantastico (Kubrik)
3- O Poderoso Chefão 2 (Coppola)
4- Pulp Fiction (Tarantino)
5- Cidade de Deus (Fernando Meirelles)

Cidade de Deus esta em decimo nono no ranking da IMDB

Quem viu o filme Closer, favor ler a analise que Contardo Calligaris, psicologo, faz do filme
André