segunda-feira, novembro 21, 2005

Tema: os limites da democracia

Depois da discussão anterior chegamos as duas correntes mais populares atualmente:
1- Os marxistas heterodoxos e gramicianos, representados no Brasil por PSOl, PCdoB e PT
2- Os neo-conservadores norte-americanos, uma corrente hegeliana de direita sintetizada pelo Fukuyama.

A grande divergencia, entre as duas, é sobre as limitações, ou não, da democracia liberal.
Ela é o melhor metodo de representar a votade da população?
Existe um sistema melhor?
O que deveria mudar nela?

Acho que esse deveria ser o tema da proxima reunião
André

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu to estudando pra um artigo de PPE a teoria da escolha pública, é mais ou menos a teoria do consumidor em economia adaptada para a politica, no caso o eleitor.
Eu entrei na faculdade em 2002, e só agora eu to vendo alguma teoria sobre as falhas de governo, falo isso porque as falhas de mercado agente aprende desde o primeiro semestre.
Eu poderia ate apresentar isso nume proxima reunião, mas com o ritmo de coisas pra fazer na faculdade acho dificil eu achar cabeça pra fazer alguma preparação desse tipo.
xau xau bj bj