sábado, outubro 15, 2005

A Força da Militância

A virada do Não contra o Sim no referendo de domingo que vem, deve ser atribuída a uma militância anônima, digital, corajosa e convicta do voto não.

No dia 13 de setembro o instituto Sensus divulgou em que o Sim tinha 72,7% contra 24% do Não e 3,3% de indecisos. O Ibope divulgou ontem (14/10) uma pesquisa na qual houve uma virada incrível na disputa, o Não passou a frente e esta ganhando do sim de 49% a 45%
Na análise do grau de instrução dos eleitores, o Não cresce entre os que têm curso de nível superior (55%, contra 36% de Sim). Só entre os menos instruídos, que cursaram até a 4 série do ensino fundamental, o Sim vence, com 53% das intenções de voto, contra 40% do Não.
Mesmo tendo a classe artística em peso a seu favor, mais dinheiro pra campanha e uma série de ONGs já estabelecidas que militam na causa, o Sim perdeu popularidade. Talvez por incompetência em formular uma argumentação decente, ou talvez porque os brasileiros estimem bastante seus direitos individuais, mas não pela falta de espaço pra expor suas idéias.

Como a campanha do Sim era hegemônica eles conseguiram os apoios de políticos (Lula e Serra pra citar apenas dois) e artistas (a Globo em geral), como eram hegemônicos se deram ao luxo de serem maniqueistas “vote sim pela vida”, ou seria vote não pela m.....
Esta hegemonia do Sim, impediu que políticos e artistas famosos se expressassem pelo Não, eu acho que nesta ultima semana alguns aparecerão. O Não contou apenas com os corajosos e polêmicos em geral, em outras palavras, com a militância.
Mas não foi uma militância tradicional de fazer passeata e distribuir panfletos e adesivos, mas uma militância diferente, uma militância digital, que expressa sua opinião no MSN, no Orkut, em blogs, escrevendo e repassando e-mails.
A cibercultura e as novas mídias são os responsáveis por esta virada tão espetacular, é a primeira vez que elas tem uma participação relevante na política brasileira, mas não será a ultima. Assim como já acontece no mundo desenvolvido a sociedade civil desorganizada cada vez tem mais relevância graças a estas novas mídias.

Pra finalizar eu queria lembrar que este debate ocorre a muito tempo nos EUA, de um lado a NRA e os Republicanos que votariam Não e do outro uma parte dos Democratas e o Michael Moore, que tratou deste tema no documentário vencedor do Oscar “bowling for columbine”, que votariam Sim.
AH, quanto a mim, eu voto Sim com base nos argumentos expostos por Luiz Eduardo Soares disponível no site www.luizeduardosoares.com.br

Por: André Greve Pereira

Nenhum comentário: