quarta-feira, outubro 19, 2005

Filosofia + Teologia = Teologia

Há algum tempo tenho observado algumas novas faculdades que (coincidentemente ou não) divulgam a abertura de dois cursos de nível superior: Filosofia e Teologia. Não me lembro o nome das outras, mas exemplifico o fato com a propaganda do Mosteiro de São Bento, que recentemente inaugurou a abertura destes dois cursos em suas dependências.

Finalmente, existe alguma diferença entre o perfil dos dois cursos, considerando a visão destas instituições?

É no mínimo curiosa a coincidência do aparecimento destes dois cursos ao mesmo tempo e nos mesmos lugares. Não nos será estranho confirmar também o quanto as bibliotecas são as mesmas, tal como os professores. Talvez seja igual a UFBA, em que os estudantes de um curso assistem aula com colegas de outros cursos: alunos de teologia e filosofia pegando matérias básicas juntos...
Isso me faz lembrar a maior e mais inteligente iniciativa de grupos sociais mais conservadores atualmente: ao mesmo tempo em que tem investido na produção ideológica responsável pela defesa de suas determinações, investem também na ideologia que possivelmente estaria num patamar propício à sua contestação.

Rodrigo Lessa

2 comentários:

Unknown disse...

Rpz, esse negocio de spam de comentario de blog era só oq faltava, mas eu vou cuidar disso.
Eu concordo com boxel, so nao entendi o finalzinho do texto.
andre

Anônimo disse...

Colé Feijão, o cara posta um comentário massa pra gente e você diz que é spam!? O cara gostou do blog rapaz...hahaahahahah