sábado, julho 22, 2006

O novo cabo eleitoral do Lula

Via RA, descobri que os candidato já lançaram seus sites na internet.
http://www.lulapresidente.org.br
http://www.geraldo45.org.br/
http://www.heloisahelena.com.br/
http://www.cristovam.com.br/

O do Lula é o mais bonitinho, mas isso não é novidade, a novidade é que parece que depois de fazer capanha pro Humalla e pro Obrador, o Chávez decidiu fazer campanha pro Lula.
Foi-se o tempo que aquele discurso do Fidel da 'auto determinação dos povos' era levado a sério, mas o importante não é isso, o importante é que os chavista no Brasil estão divididos e boa parte não vota no Lula de jeito nenhum, será que o Chávez errou dessa vez?
Guillermo, me dê sua opinião.

Um comentário:

Anônimo disse...

André, desculpe a demora na resposta. eu penso que Chávez é um grande estrategista e, graças a isso, ainda está no poder e deve ficar por muito tempo o que, para alguns é coisa ruim, para outro é muito bom. Vejamos no Brasil por exemplo, quando muda prefeito, governador, presidente, a cada quatro ouoitoa nos - tudo muda: pra se implantar um projeto de longo prazo (e só assim um país cresce´com melhora na qualidade de vida/diminuição da pobreza) é necessáriia ainda que não imprescindível ter um líder político que guie a economia por algumas décadas como Fidel, Solano Lopez e família e outros... COm relação à autodeterminação: como ser autodeterminado sem um ideal, sem uma memória, sem conhecer a própria história? Os povos já estão se organizando muito antes de Chavez subir, vc sabe a força dos movimentos sociais no Brasil, p ex. na década de 80... Chávez ao apoiar candidatos convoca essas forças, as forças de transformação que não foi ele nem Fidel quem criou, portanto, não vejo contradição nenhuma nisso... Com relação a apoiar Lula ser um erro, acho complicado essa interpretação: eu não voto em corrupto nem na direita neoliberal, portanto não voto em PSDB, PT, PCDOB e etc. Acredito que como grande intelectual e estrategista que é, Chávez, conhecendo o "homem" fraco que Lula é, o oportunista manipulável que é, pode, no segundo mandato ceder às forças populares que o rodeia e realizar os projetos de integração discutidos com ele... Acho que Chávez confia na "moleza" de Lula, e mesmo sabendo de toda a roubalheira deve achar que ele é o único com força pra promover a integração pretendida no projeto Bolivariano... não sei se é um erro apoiá-lo, talvez - sei que eu não voto !! hehe