terça-feira, dezembro 12, 2006

Encontro da ANPEC/SBE

Foi um choque, eu sempre achei que o ambiente intelectual daqui da FCE-UFBA fosse diferente do resto do Brasil, mas o tamanho da diferença é incrível.

No primeiro dia do encontro, alguns colegas de faculdade estavam presentes, mas a partir do segundo dia eu não vi praticamente nenhum outro colega de graduação, apesar de no último dia eles reaparecerem pra ver a palestra (que não aconteceu) do Sergio Gabrielli.
O desaparecimento de meus coleguinhas, ao meu ver, se deve pela forma como os trabalhos são desenvolvidos e apresentado, 80% deles com a descrição de um modelo ou de hipóteses da literatura econômica, que é em seguida testado econometricamente. Compreender os modelos não foi nada fácil, pra mim e eu fiquei imaginando meus coleguinhas que acham que usar dados pra testar hipóteses uma bobagem...

Algumas mesas foram muito boas outras nem tanto, eu vou relatar aqui os melhores trabalhos que assisti da SBE, depois eu comento os da ANPEC;

Competence Effects for Choices involving Gains and Losses” Resende, José Guilherme de Lara (University of Chicago) e Wu, George (University of Chicago)
Trabalho apresentado pelo José Guilherme de Lara Resende, utilizando um experimento com seus alunos mostra como nosso comportamento muda na de escolher entre duas alternativas quando a se acertamos ganhamos dinheiro para se errarmos perdemos dinheiro.

"Make Trade not War?"
Philippe Martin (Université Paris-I Panthéon-Sorbonne)
O comércio reduz a probabilidade de guerras? Segundo Philippe, isso depende, pois é a dependência desse comércio que reduz a probabilidade de guerra. O comércio entre dois países reduz a probabilidade de guerra entre os dois, na medida emq eu o pais tem a perder com o fim desse comércio, portanto a ampliação dos parceiros comerciais e da menor dependência do comercio entre países vizinhos aumenta a probabilidade de guerras.

Electoral Campaign Financing: The Role of Public Contributions and Party Ideology” Portugal, Adriana Cuoco (UnB) e Bugarin, Maurício Soares (Ibmec São Paulo)
Qual o resultado de um financiamento público total das campanhas eleitorais no resultado das eleições no curto e longo prazo, e na ideologia dos partidos? Este trabalho foi muito interessante e ainda valeu por ver o Maurício Bugarin apresenta-lo e ter a oportunidade de conversar rapidamente com ele.

Aproveitei e consegui que meu pai me presenteasse com 4 livros, dois deles com a participação do pessoal do Gustibus e dois para o exame da Anpec.
- Gasto Público Eficiente
- Para Além da Política
- Macroeconomia: exercicios resolvidos da Anpec
- Matemática para economistas

Nenhum comentário: